Redicecionamento

terça-feira, 10 de abril de 2007

ENTREVISTA COM MOLINA, O MELHOR DO MUNDO

Guillermo Molina, considerado o melhor jogador de water polo do último mundial de esportes aquáticos, em Melbourne, na Austrália, bateu um papo com seu amigo e técnico no Troféu Brasil 2006, Carlos Carvalho, o nosso Carlinhos. Na entrevista, transcrita abaixo, Molina fala da conquista do bronze, da mudança de idade determinada pela FINA e do carinho pelo pólo aquático tricolor.


Hola Carlinhos perdon por a ver tardado tanto en responder. Estos dias han sido largos y duros.intentare responder lo mejor posible a tus preguntas.creo q podre responder a todas sin equivocarme. Antes de todo me gustaria darte a ti a tu familia y todo "Flu" lo bien que me habeis tratado cuando estube alli.

CARLINHOS -> Antes de mais nada a galera do Fluminense gostaria de parabeniza-lo pela fantástica participação da Seleção Espanhola no Mundial 2007, e aproveito para perguntar o que você achou da participação da Seleção Espanhola no Mundial?

MOLINA -> Creo que la participacion ha sido muy buena, el equipo tenia una progresion fantastica en los ultimos años y esta medalla de bronze a sido un premio para seguir trabajando

TRADUÇÃO -> Acho que a participação foi muito boa, a equipe teve um progresso fantástico nos últimos anos e essa medalha de bronze foi um prêmio para continuar trabalhando.

CARLINHOS -> Fale um pouco dos jogos fantásticos contra a Hungria e Sérvia.

MOLINA -> Los partidos contra Hungria y Servia han sido geniales, creo q España demostro que queria ganar este mundial.Pienso q en algunos momentos no fuimos muy afortunados.Tuvimos un nivel muy bueno todo el grupo.

TRADUÇÃO-> As partidas contra Hungria e Sérvia foram geniais, acho que a Espanha mostrou que queria ganhar o mundial. Penso que em alguns momentos não tivemos muita sorte. Nosso grupo teve um nível muito bom.


CARLINHOS -> O Campeonato Espanhol é forte, com excelentes jogadores, mas é certo dizer que existem campeonatos mais fortes, como o Italiano. Você acha que isso está fazendo a diferença a favor da Espanha? Ter os principais jogadores do país jogando em casa?

MOLINA -> El campeonato español es un campeonato muy duro en el cual los jovenes jugadores tienen que jugar partidos importantes porque donde si que hay diferencia con otras ligas es en lo economico. Creo que la competicion española tiene jugadores con mucho talento por eso somos capaces de jugar a este nivel.

TRADUÇÃO-> O campeonato espanhol é um campeonato muito difícil onde os jovens jogadores tem que jogar partidas importantes, a diferença com outras ligas é no aspecto econômico. Acho que a competição espanhola tem jogadores com muito talento por isso somos capazes de jogar nesse nível.


CARLINHOS -> Qual a sua opinião sobre o Mundial? Alguma equipe surpreendeu positivamente? E negativamente? Alguma mudança tática que você tenha visto?

MOLINA -> Este mundial ha sido de los mas bonitos que recuerdo de todos los que he jugado. He visto que los equipos tenian ganas de jugar bien a waterpolo,no hacer de este deporte un juego duro sino de velocidad ritmo de balon y jugadas estudiadas del entrenador. El equipo q he visto que ha echo un paso hacia adelante a sido Canada, han mejorado muchisimo tecnicamente,y entodo el juego en general,se que no han quedado en una posicion muy buena, pero son un equipo que pueden progresar mucho.La nota negativa para mi ha sido E.E.U.U y Australia,son dos equipos que tiene buenos jugadores y no estan en la posicion que tendrian que estar. Tambien me sorprende que Rumania no haya jugado al nivel exhibido en el ultimo europeo(4º).

TRADUÇÃO-> Esse mundial foi o mais bonito de todos que eu joguei. Vi que os times tinham muita vontade de jogar water polo, não fazer desse esporte um jogo duro e sim de velocidade ri timo com a bola e jogadas estudadas pelo treinador. A equipe que vi dar um passo adiante foi o Canadá, melhorou muito tecnicamente e em todo jogo de forma geral, sei que não ficou em uma posição tão boa, mas é uma equipe que pode progredir muito. A nota negativa, em minha opinião, foram os Estados Unidos e Austrália, são duas equipes que têm bons jogadores e não estão na posição que deveriam estar. Também me surpreendeu que a Romênia, não tenha jogado no nível exibido no último europeu (4º).

CARLINHOS -> Você foi considerado pela revista WATERPOLO um dos cinco melhores jogadores do mundo nas suas posições, como você viu essa indicação?

MOLINA -> Es un halago que una revista te considere uno de los mejores.pero hay grandes jugadores por delante mia.

TRADUÇÃO-> Me sinto lisonjeado que uma revista me considere um dos melhore. Mas tem grandes jogadores na minha frente.

CARLINHOS -> Com o destaque internacional que você alcançou, você pensa em continuar no Pólo Aquático espanhol ou trocar, por exemplo pelo pólo italiano?

MOLINA -> A mi me gusta mucho el campeonato español creo que es muy competitivo pero a dia de hoy no tenemos el suficiente poder economico para intentar conquistar una copa de europa, por este motivo existe la posibilidad de que me vaya a jugar al extranjero, Mi objetivo personal a nivel de club es una copa de europa por clubs.me encantaria que fuese en el Natacio Barcelona pero estamos en un periodo de transicion y esta muy dificil consguirlo.

TRADUÇÃO->Eu gosto muito do campeonato espanhol acho muito competitivo, mas nos dias de hoje não temos o poder econômico suficiente para tentar conquistar uma Copa da Europa, por esse motivo existe a possibilidade que eu vá jogar no estrangeiro. Meu objetivo pessoal em clube é uma Copa da Europa de clubes, eu ficaria muito feliz que fosse no Natacion Barcelona mas estamos em um período de transição e esta muito difícil consegui-lo.

CARLINHOS -> Gostaria de saber a sua opinião sobre as últimas alterações da FINA sobre as idades. Acha que elas foram benéficas ou não ao Pólo Aquático?

MOLINA -> Sobre esto estoy de acuerdo de bajar la edad. creo que esto obliga a todos los clubes a cuidar mas a sus jugadores de la cantera.Pero si que tendrian que haber echo otra categoria mas pequeña de los 14-16,si quitas categorias por encima tienes la obligacion de poner las inferiores.asi estos jugadores empezaran a jugar a nivel internacional desde muy jovenes. Creo que es donde los jugadores empezarian a experimentar a jugar otros tipos de culturas waterpolisticas,y les haria crecer como jugadores.

TRADUÇÃO->Eu concordo em abaixar a idade, acho que isso obriga a todos os clubes a cuidar mais dos jogadores na base. Mas sei que deveriam ter feito outra categoria menor de 14-16 anos, se tira categorias de cima tem a obrigação de por as inferiores. Assim esses jogadores começariam a jogar em nível internacional desde muito jovens. Acho que é onde os jogadores começariam a experimentar a jogar outros tipos de cultura waterpolisticas, e os faria crescer como jogadores.

CARLINHOS -> Molina, como se sente aos 23 anos ser considerado o melhor jogador de water polo do mundo?

MOLINA -> Yo no creo que sea el mejor jugador del mundo,soy un simple jugador que intenta mejorar cada dia.Y siempre creo que parte el merito siempre es gracias al equipo. Hay grandes jugadores por delante mia, pero intentare mejorar lo maximo posible para que realmente poder ser ese mejor jugador del mundo.

TRADUÇÃO->Eu não acredito que eu seja o melhor jogador do mundo, sou apenas um jogador que tenta melhorar a cada dia. E sempre acredito que parte do mérito sempre é graças à equipe. Há grandes jogadores na minha frente, mas tentarei melhorar o máximo possível para realmente ser o melhor jogador do mundo.

CARLINHOS -> Finalizando, gostaria de agradecer a sua atenção e parabeniza-lo pela campanha no mundial e dizer que a galera do Flu estará daqui sempre torcendo por vocês.

MOLINA -> Carlinhos,espero que todas las preguntas esten bien contestadas.Una vez mas gracias por todo.Si necesitas algo para el blog de "Flu" y puedo ayudar lo hare encantado.Un abrazo muy fuerte.Saluda a todo el equipo.

TRADUÇÃO-> Carlinhos espero que todas as perguntas estejam bem respondidas. Uma vez mais obrigado por tudo. Se precisar alguma coisa pro blog do “Flu” e eu puder ajudar eu farei feliz. Um abraço muito forte. Saudações a todo o time.

6 comentários:

Sergio Moraes disse...

Parabéns Carlinhos e Molina. Ótimo bate papo entre duas feras. Nessa serie de entrevistas (Kiko, Felipe e agora Molina) a nossa garotada deve estar aprendendo que sem muito treino e humildade não se vai a lugar nenhum.

Anônimo disse...

uma entrevista melhor que a outra. vcs estão de parabens

Hélcio Brasileiro disse...

Entrevista sensacional!

Parabéns!

Anônimo disse...

Muito importante a opinião de um jogador desse nível sobre as mudanças de idade e sobre as possibilidades de usarmos isso de forma positiva.A contribuição de vocês tem sido bastante útil,passando essas informações e esclarecendo à todos aqueles que se interessam pelo nosso esporte.Parabéns.

Anônimo disse...

Lulu sensacional ....muita legal saber que o blog esta se tornando um ponto de referencia para todos que curtem o esporte !!!


Bruno

Anônimo disse...

Humildade é mesmo um valor diferencial, um desafio que, aplicado na vida, pode levar as pessoas a irem muito além do que elas próprias podem imaginar! Nunca somos os melhores em nada; há que se reconhecer que há sempre algo a aprender. Assim ensinamos, assim temos a oportunidade de nos superar!
O atleta que se destaca é aquele que tem consciência disso e que, jogando em equipe, atribui a vitória ao grupo e não a um destaque.
Molina é um menino gigante, por fora e por dentro. Parabéns, ao Carlinhos pelo bate-papo, ao Guillermo pela postura e conceitos tão bem colocados, aos dois, pela essência!
Bjs,
Cris

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007