Redicecionamento

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

LIGA NACIONAL 2010
A palavra dos técnicos

A poucos dias do início da 3ª edição da Liga Nacional o blog tricolor quis saber a opinião dos técnicos que irão participar da mesma. Fizemos algumas perguntas a eles que muito gentilmente enviaram suas respostas.
Até o momento da publicação os técnicos do SESI, Paineiras e Pinheiros não haviam ainda respondido. Caso venham a fazer teremos o maior prazer em divulgá-las.

1) - Como está a preparação da equipe de vocês para a Liga Nacional e o que vcs esperam de suas equipes?

Prof. Ângelo Coelho (Botafogo)
Comecamos os treinos em duas sessoes e vamos utilizar um torneio na Argentina como treino, esperamos uma boa campanha na competicao.

Prof. Carlos Carvalho (Fluminense)
Estamos trabalhando forte para nos apresentarmos bem na Liga Nacional. O grupo vem treinando de forma intensa a parte física e técnica. Agora começaremos uma nova fase em nossos treinamentos procurando aprimorar a parte tática. Esperamos mais uma vez chegar a final do evento.

Prof. Antonio Canetti (Flamengo)
a equipe adulta do flamengo retornou aos treinos diarios a mais ou menos 40 dias. Apos o termino do trofeu Brasil veio copa do mundo, falta de jogos da categoria e ferias, com isto estamos intensificando os treinamentos para que no decorrer da liga o flamengo atinja o seu apice!!

Prof. Ricardo Crivella (Tijuca)
como todos sabem a minha equipe é composta de jogadores das categorias Junior/ sub-19.Por jogarem todos os campeonatos de suas categorias e campeonatos das categorias mais velhas estão sempre treinando. Espero poder concluir a liga, pois alguns clubes não respeitam o trabalho e nem as dificuldades que temos em manter mais uma equipe no cenário nacional do polo aquático

Prof. Lyns Cardenuto (Paulistano)
Estamos nos preparando desde 20/07 . Formamos um grupo mais forte que o 1º semestre,sem contar os estrangeiros.Tivemos as voltas de dois jogadores,Rick e Netinho.Agora nos últimos 20 dias contratamos mais dois jogadores,que são Conrado e Ives Gonzales, esse último é Cubano,casou com uma Brasileira e veio morar perto de São Paulo em Embu das Artes,o mesmo jogou o Pan do RIO. A preparação está boa, o grupo é bom e podemos fazer treinos coletivos fortes entre nós que estamos c/ um grupo grande!
Treinamos de segunda a sábado e com início do Campeonato Paulista,vamos ajustando a equipe com as peças novas. O Paulistano espera chegar até o dia 12/12,fazer a boa campanha da Taça Brasil e quem sabe buscar uma medalha.Depende muito dos estrangeiros que as equipes vão trazer

Prof Jefferson Lima (Ceará)
Todo o nosso foco do ano foi voltado para a LIGA NACIONAL, nosso grande objetivo do ano era ficar entre os dois melhores do Norte-nordeste para se classificar pra 2º fase da LIGA. Nossos treinamentos começaram ainda em Janeiro de 2010 de segunda a sábado cerca de duas horas por dia + musculação. Conseguimos nosso 1º objetivo, agora nosso grande objetivo nesse primeiro ano de participação é absorver o máximo que puder jogando em alto nível contra os grandes times do Rio de Janeiro. E se de repente cruzarmos contra o Tijuca, tentar beliscar a última fase da Liga, por mais que isso seja pouco provável no momento, mas é possível.

Pernambuco AASM/PE
É tudo muito novo pro pessoal aqui de Pernambuco. O Ceará vem jogando algumas competições no eixo nesses últimos anos. Nós temos atletas que não sabem o que é o eixo há pelo menos 10 anos. Atletas mais experientes que viram o pólo decaindo por aqui. Portanto, a preparação não foi das melhores. Para se ter uma idéia, pensavasse ser apenas mais um Campeonato N/NE em fortaleza até informarmos que seria uma Etapa da III Liga Nacional. Dessa forma, não esperamos grandes feitos ESTE ANO. Mas vamos para mostrar tudo que sabemos e esperamos desfrutar do máximo possível, experiência, profissionalismo e organização, ano que vem estaremos mais forte!

2) - Este ano será realizada a 3ª edição da Liga. Já foram publicados o regulamento e a tabela. Qual a opinião de vcs a respeito?

Prof. Ângelo Coelho (Botafogo)
Como foi cogitado ano passado estamos esperando uma liga com jogos de ida e volta

Prof. Carlos Carvalho (Fluminense)
Sobre o que já foi publicado muito pouco a dizer, pois na altura dos acontecimentos mudanças não poderiam acontecer. Mas para este ano creio que saber quando da publicação da tabela local e horário dos jogos seria importante, inclusive para divulgação dos mesmos. Até para que correções fossem feitas, caso fosse necessário.

Prof. Antonio Canetti (Flamengo)
sobre a tabela, acho que deveriamos ja ter a programaçao de jogos com uma antecedencia maior com seus arbitros e local de disputa definidos.

Prof. Ricardo Crivella (Tijuca)
No que acho que poderíamos mudar seria a forma de divulgar o evento já que alguns clubes investem com jogadores estrangeiros deveríamos estar numa mídia muito maior temos uma olimpíada a ser disputada no nosso pais , e na minha opinião
Acho que alguns clubes poderian ajudar a outros junto a cbda assim disputarmos uma liga equilibrada . Sem esquecer de chamar árbitros estrangeiros tambem

Prof. Lyns Cardenuto (Paulistano)
Acredito que o regulamento é justo a todos,mas gostaria de uma reunião dos treinadores,para resolvermos as regras p/ 2011.

Prof Jefferson Lima (Ceará)
Bom, acho um bom campeonato, dá a chance de times se prepararem e jogarem por mais tempo, se aproximando dos eventos na Europa, mesmo que ainda estejamos anos luzes atrás. É um bom começo. Com relação a tabela só tenho uma crítica, se todos nós sabemos que a única chance, mesmo que remota dos times vindos do Norte-nordeste chegarem a fase final é vencendo o Tijuca! Qual a vantagem do 1º colocado cair na Chave de Botafogo e Flamengo? Acho que nenhuma.

Pernambuco AASM/PE

Creio que a tabela da 1a fase, por exemplo, poderia ser lancada com maior antecedência. Tal como as hospedagens, locais de jogos, etc. Este ano, ficamos sabendo 4 dias antes de começar a competição. Algumas equipes, só souberam na hora em que chegaram no Ceará. Possivelmente, poderia haver uma atenção maior com essa questão das informações. Todavia, poder participar da Liga é um marco pra nós! Uma oportunidade sem igual. Esperamos que esse incentivo continue ao menos até 2016, nas Olimpíadas do Rio. Estamos nos aproximando ainda mais do Eixo Rio-SP e isto é, sem dúvida, positivo para o Pólo Aquático do nosso estado.

3) - Vcs teriam alguma sugestão para incorporar a próxima edição?
Prof. Ângelo Coelho (Botafogo)
A sugestao seria estender a liga por um periodo mais longo.
Sei que os clubes tem dificuldade mas e importante para o esporte.

Prof. Carlos Carvalho (Fluminense)
A principal seria um evento começando em agosto e a fase final se disputada em jogos de ida e volta antes das finais. Outras alterações poderiam acontecer, mas creio que somente com todos os interessados sentados e discutindo o assunto poderíamos evoluir neste sentido

Prof. Antonio Canetti (Flamengo)
seria importante alguma forma de promoçao do campeonato. sorteios de brindes a torcida, venda de camisas, adesivos homenagear antigos atletas e tecnicos etc..

Prof. Ricardo Crivella (Tijuca)
sim equilibramos ainda mais as equipes principalmente com jogadores que estão nos clubes a espera de uma vaga
Para jogar ou não

Prof. Lyns Cardenuto (Paulistano)
Deveriamos pensar em jogar desde setembro e fazer todos contra todos,quem sabe para promoção,levar equipes do Rio e SP p/ o Sul e Norte.

Prof Jefferson Lima (Ceará)
Acho que o time da casa na primeira fase, deveria também ficar hospedado no Hotel junto com as outras equipes; 2) as tabelas com horários e divisão de chaves devem sair com mais antecedência, no mínimo duas semanas antes do evento; 3) O site da III Liga Nacional já deveria estar no Ar, com a ficha técnica de todos os times e atletas participantes, com partidas filmadas e editadas, além de entrevistas com jogadores e técnicos após cada partida, assim como é feito na etapa Rio-SP. Aprendi muita coisa assistindo os compactos das partidas da LIGA passada, e principalmente com os comentários dos técnicos; 4) realizando a última alternativa (3), os times fora do eixo RJ-SP se sentiriam parte da "coisa" e se motivariam mais a participar do evento, além de que, tudo isso está previsto em regulamento.

Pernambuco AASM/PE
Além da questão das informações, acredito que o embasamento. Explico: Hoje, no nosso estado, não temos bolas SPEEDO pra treinar, por exemplo. Como vamos jogar um campeonato nacional, sem ter as bolas oficiais do evento? Essa assistência já seria importante no sentido redirecionar a verba para outros pontos profissionais. Padrão da equipe {camisa, short, gorros e sungas personalizados, etc.}. Sei que não é pedir demais e todos queremos tornar 'a coisa' mais profissional. A distância técnica ainda é imensa, mas pode não ser permanente

4) - O Troféu Brasil é um evento curto e que a vinda de estrangeiros faz com que o nível seja bem mais alto. Em relação a Liga que é um evento mais longo, vcs acham que deveria ser permitido a vinda de estrangeiros ou não? E porque?

Prof. Ângelo Coelho (Botafogo)
Como se trata de uma competicao de 4 dias nao vejo problema na participacao dos esatrangeiros.
Melhora o nivel da competicao e propicia as pessoas que nao tem contato com o polo aquatico internacional jogos de melhor qualidade.
Agradeco a oportunidade.

Prof. Carlos Carvalho (Fluminense)
Acho que o Troféu Brasil deve ser um evento que promova o esporte, que atraia a mídia, que cause interesse. Dessa forma, acredito que a vinda de grandes jogadores estrangeiros seja bem vindo. Na Liga acho que deveria ser permitida a presença de estrangeiros, fato este que acontece em todos os países do mundo, em todas as modalidades, é uma realidade. Mas, desde que os mesmos disputem todo o evento. Que estejam presentes desde a primeira rodada

Prof. Antonio Canetti (Flamengo)
sobre estrangeiros de um campeonato de 4 dias nao acho interessante pois nao acrecenta muito em relaçao aos nossos ateltas. mas com a vinda dos mesmos em que possam ficar por um periodo maior nos clubes e consequentemente treinar com os nossos atletas, ai sim creio que aumentaremos o nivel tecnico dos mesmos

Prof. Ricardo Crivella (Tijuca)
sim / mais também acho que os estrangeiros poderiam ficar um pouco mais participando de treinamentos
Em todos os clube assim aumentando o intercambio e nos proporcionando um maior desenvolvimento com os atletas

Prof. Lyns Cardenuto (Paulistano)

Quanto aos estrangeiros,acho que já melhorou em não deixar jogar só as finais,mas acredito que jogando mais jogos é melhor p/ o campeonato.E quanto + tempo eles ficarem nos clubes será melhor p/ o mesmo.

Prof Jefferson Lima (Ceará)
Sinceramente, acho essa questão muito controversa. Existem pros e contras. Realmente o nível do evento se eleva muito, atrai mais expectadores e o jogo fica mais bonito. Mas ao mesmo tempo aquele atleta que ainda não é a estrela do time, que treina o ano inteiro buscando uma vaga no time, fica assistindo da arquibancada os gringos jogarem, será que isso não desmotiva? Será que o simples fato dos gringos jogarem os campeonatos acarretará melhora no padrão do jogo dos times após evento? Ganha o time que realmente tem os melhores jogadores? ou ganha o time que trás os melhores gringos? Essas respostas sinceramente não sei precisar ao certo, por isso acho controverso. Esse assunto tem que ser mais debatido. Se de repente os estrangeiros pudessem ficar mais tempo, treinar mais tempo e passar mais conhecimento, ou por exemplo, jogar mais jogos, isso poderia ser melhor talvez. Hoje eu diria que, sem muita convicção, sou contra a vinda dos gringos!

Pernambuco AASM/PE
Não. Ou pelos menos, se fosse permitido, com algumas restrições. A Liga agora, conta com participação de clubes fora do eixo. E, como havia dito, a diferença técnica já é gritante! Imaginemos com reforços do exterior? Já no Troféu Brasil, um campeonato mais curto é de extrema importância, sua presença, o intercâmbio. Pois eleva o nível dos brasileiros em si. O nosso câmbio com Rio-SP é de aprendizado nosso. Assim sendo, o de Rio-SP com o exterior é de aprendizado nacional. Então, talvez se eles pudessem vim, mas jogar apenas a partir 3a etapa {todos contra todos}, por exemplo. Já seriam restrições que possibilitariam o duplo intercâmbio! Quem não gostaria de jogar com o Vlado ou com o Prlainovic, Ivan Perez, etc. Vamos nos juntar!

Um comentário:

caina90wp disse...

Até nos comentários a distância entre o Eixo e o N/NE é muito grande..

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007