Redicecionamento

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entrevista com Vlado Vujasinovic e Leo Sottani
Blog Tricolor ouve os dois jogadores sobre a participação no TB 2009



Com exclusividade, Vujasinovic e Sottani falam da experiência de terem jogado juntos pelo Fluminense o Troféu Brasil 2009. Ambos fazem observações sobre preparação física e técnica, organização do evento entre outros assuntos.

1 - O que vocês acharam da experiência de disputarem um evento de Polo Aquático no Brasil?
Sottani - Acho que foi, mais uma vez, uma grande experiência. Não só esportiva, mas também, pelo lado humano, no que se refere ao ambiente e a grande paixão pelo desporto, além do respeito pelos adversários e do forte espírito de grupo.

Vlado
– Inesquecível.

2 - Qual a opinião de vocês sobre os clubes brasileiros trazerem jogadores de alto nível para jogarem no Brasil?

Sottani - Penso que é uma coisa boa, principalmente, para os jovens que podem ver de perto alguns dos maiores jogadores do mundo. É bom também para atrair a atenção da televisão e dos jornalistas para o esporte.

Vlado - A minha opinião é positiva, certamente. Principalmente porque foram trazidos jogadores que são alguns dos melhores do Polo Aquático mundial. Lamento pelo fato de nossa presença não ter sido mais aproveitada para fins de promoção. E, ainda, pelo fato de outros times não terem conseguido trazer jogadores estrangeiros, porque desta maneira melhoraria o nível da competição.

3 - Sinceramente, qual a opinião de vocês sobre o nível técnico do campeonato?

Sottani – Acho que o nível técnico é bom. Há que se melhorar na preparação física, mas eu sei que não é fácil. No entanto, se há um investimento agora, creio que a melhora pode se dar mais rápido do que se imagina.

Vlado - É obvio que falta mais trabalho na área da preparação física dos jogadores, pois é a coisa mais importante do Polo Aquático contemporâneo. Tem muitos elementos técnicos que vocês estão atrasados, em comparação com as escolas mais importantes do esporte, como, por exemplo; a técnica de passar a bola, de chutar, de bloquear etc. Mas existem talentos com nível muito alto que, às vezes fazem deslocamentos excelentes e tem ótima percepção para soluções rápidas no jogo.

4 - Vocês que estão acostumados a grandes eventos internacionais, como viram a organização do nosso?

Sottani – Fiquei muito bem impressionado ao jogar Polo no Brasil, em uma piscina coberta, em um clube belíssimo! A fórmula é essa. E acho que se pode buscar um local mais adequado, com mais visibilidade, como por exemplo, organizar um campeonato na praia de Copacabana e depois partir para outras localidades que tenham o mesmo perfil.

Vlado - Com toda a sinceridade, não gostei da organização da competição. Parece que não foi dedicado o tempo necessário para isso. Acho que é possível progredir muito nesta área, tenho certeza. Parabéns pelas transmissões diretas pela TV!

5 - Um tema sempre muito polêmico, qual a opinião de vocês sobre a arbitragem do Troféu Brasil?

Sottani – Conversei bastante sobre isto. Penso que os árbitros deveriam apitar de uma forma mais próxima a como é feito em nível internacional. Há problemas de interpretação... e parece que é nacional.

Vlado - Eu não gosto de falar sobre juízes, porque acho que não se pode falar sobre isso antes que se façam as regras mais simples e fáceis de ser perceber. E antes que fiquem claras para todos - tanto para jogadores como para técnicos também.

6 - Grandes atletas como vocês estão parando de jogar em suas seleções nacionais. Vocês acreditam que o Brasil, inicialmente por um período de dois ou três meses, com uma proposta profissional, poderia receber esses atletas? Vocês acham que é uma idéia viável?

Sottani – Seria uma excelente idéia. Agora, vou jogar em Malta e existem muitos estrangeiros de excelente nível participando da competição. Acho que se fizessem um campeonato similar no Brasil haveria uma fila de jogadores querendo vir e isso daria um bom impulso ao Polo Aquático. Se vocês quiserem obter mais informações sobre o time em que vou jogar lá, o nome é Neptunes WSPC.

Vlado - Acho uma ótima idéia, desde que se tragam jogadores de qualidade e desde que se aproveite a oportunidade para a promoção do Polo Aquático. Ainda, que se dediquem ao trabalho com jogadores mais jovens. Se não for desta maneira, o Polo brasileiro não vai obter melhor qualidade de times, nem de competições. É preciso um bom intercâmbio de experiências, conhecimentos etc. A longo prazo, o conjunto vai melhorar o nível da qualidade geral do Polo Aquático brasileiro.

7 - Agora falando de Fluminense, como vocês analisam a equipe?

Sottani - O Fluminense é uma esquadra, no mais literal sentido da palavra. Percebemos que entre eles há uma grande amizade. A maior prova do que falo é a facilidade com que eu e Vlado nos inserimos no grupo - ficou evidente dentro e fora d’água. Tivemos uma acolhida maravilhosa e, da nossa parte, a contrapartida que pudemos dar foi retribuir tudo com o mesmo afeto. Na parte técnica, o que posso afirmar é que eles são definitivamente bravos. Falo sério, a melhor qualidade que um grupo pode ter é uma mentalidade vencedora, aquela que se alia aos melhores resultados.

Vlado – Assim como as demais equipes, precisa de um trabalho maior na área da preparação física dos jogadores, e melhorar alguns fundamentos. Mas é uma equipe com jogadores de talento e que tem muito a evoluir.

8 - Finalmente, gostaríamos de agradecer a vinda de vocês, que muito engrandeceram a equipe do Fluminense. Mas, na verdade, foi um grande benefício ao Pólo Aquático brasileiro ter vocês aqui. Assim também como Petra, Ciric e Kiko Perrone. Então, queríamos pedir que vocês deixassem uma mensagem para seus amigos tricolores. E, já estamos aguardando o retorno de vocês. Um grande abraço.

Sottani – Concluo dizendo que estou muito feliz de ter vivido toda esta experiência mais uma vez. Vocês nem imaginam quantos jogadores invejam a mim e Vlado por termos feito esta viagem. Quero fazer um agradecimento particular ao Carlinhos e a Cris que foram fantásticos em tudo, como sempre. Nos sentimos muito orgulhosos de sermos seus amigos. Não é fácil encontrar pessoas assim, nos dias de hoje!
Uma última coisa que eu quero dizer é que o que faço com a minha colaboração é muito pouco comparado ao que eu recebo em troca da parte de vocês. Por isso, envio minha gratidão e fortes abraços a todos.
Uma saudação especial a todos os meninos, ao patrocinador, ao Fluminense, ao Carlinhos e a Cris. Nos vemos em setembro, quem sabe na churrascaria. Leo.

Vlado - Queria aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos vocês do clube pelo convite e pela hospitalidade, especialmente à família Sottani que foi a impulsora disso tudo.

Um comentário:

Sergio Moraes disse...

ótima entrevista. parabéns

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007