Redicecionamento

terça-feira, 18 de março de 2008

COB NOMEIA RICARDO PRADO COMO DIRETOR ESPORTIVO DO PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK

Legado do Rio 2007 foi cedido ao COB pelos próximos 20 anos
O ex-nadador Ricardo Prado, medalhista de prata nos 400m medley dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84, foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ser o diretor esportivo do Parque Aquático Maria Lenk, instalação construída para as provas de natação, saltos ornamentais e natação sincronizada dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Em solenidade realizada nesta segunda-feira, dia 17, no Palácio da Cidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o COB assinaram o termo de cessão do Parque Aquático para o COB. Entre os presentes à solenidade estiveram o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia; o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Cintra; o secretário especial para o Rio 2016, Ruy César; o secretário geral da Candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório; e o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes; além de atletas dos esportes aquáticos

"Ricardo Prado será o diretor de esportes do Parque Aquático Maria Lenk e estamos muito felizes em ter uma lenda da natação brasileira cuidando dessas instalações tão importantes. Os atletas brasileiros serão os principais beneficiados, pois terão à disposição uma estrutura de nível olímpico. Além disso, o Maria Lenk também terá espaço para ações sociais atendendo a alunos-atletas de várias comunidades", disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
De acordo com o termo de cessão, o COB ficará responsável pela administração e manutenção do Parque Aquático nos próximos 20 anos. “O pensamento agora é o de fazermos uma pesquisa detalhada para viabilizarmos a melhor forma de administrar o Maria Lenk. Nossa intenção é torná-lo uma universidade para o esporte brasileiro e uma referencia na gestão de equipamentos esportivos. Hoje é um dia histórico para as modalidades aquáticas”, disse Ricardo Prado, que foi gerente de políticas e operações do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. O COB contratará uma empresa que elaborará um modelo de gestão que possa ser replicado em outros projetos em prol do desenvolvimento olímpico do Brasil.
“Foi uma grande alegria para a Prefeitura poder ceder o Parque Aquático Maria Lenk para o COB, afinal este foi um investimento feito para o esporte. Ninguém melhor do que o COB para essa função. Demos um grande passo para transformar a área do autódromo no Parque Olímpico do Rio”, reiterou o prefeito Cesar Maia.
O primeiro evento sob a gestão do COB será o Troféu Maria Lenk, entre os dias 6 e 10 de maio, última oportunidade para os nadadores brasileiros atingirem o índice olímpico e a vaga para Pequim 2008. Além disso, o COB já tem uma lista de atividades que serão desenvolvidas no Parque Aquático Maria Lenk sob sua gestão: cursos, seminários, congressos e workshops na área esportiva; treinamentos para atletas, técnicos, árbitros e demais categorias envolvidas na preparação e no desenvolvimento de atletas, nas competições esportivas e nas modalidades olímpicas; escolinha de natação, pólo aquático, saltos ornamentais e natação sincronizada para crianças, adolescentes, adultos e idosos; competições locais, regionais, nacionais e internacionais, academia de ginástica; atividades de cunho social ligadas ao esporte; eventos esportivos e não-esportivos. O público alvo são atletas de base e de alto rendimento, ex-atletas, profissionais ligados á área esportiva, acadêmicos, Confederações, federações e Clubes esportivos, além da comunidade em geral.
Lara Teixeira, da natação sincronizada, medalha de bronze no Rio 2007, no dueto com Caroline Hildebrandt, guarda grandes lembranças do Maria Lenk e, agora, pretende ter novos momentos vitoriosos no Parque Aquático. “Em minha primeira competição no Maria Lenk ganhamos a medalha de bronze no Rio 2007. É um orgulho para mim, como brasileira, poder competir em um parque aquático desse nível, de padrão olímpico. Nos Jogos Pan-americanos escutei os maiores elogios. Agora fica a torcida para treinar e competir o mais rápido possível por lá e que o esporte brasileiro possa usufruir do parque aquático da melhor maneira possível”, completou Lara. Atletas da América Latina e da África já manifestaram interesse em poder competir e participar de intercâmbios esportivos nas instalações do Maria Lenk.
O COB mantém negociação com a Prefeitura para assumir também a gestão do Velódromo do Rio. O Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo e a Arena Multi-uso fazem parte do Parque Olímpico, que será construído na região do Autódromo e integra o projeto de candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. “O Parque Aquático Maria Lenk é mais um legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 para a cidade e para o esporte olímpico do Brasil e das Américas. Um verdadeiro presente para o desenvolvimento do nosso esporte, e conseqüentemente para o Rio 2016”, completou Nuzman.
PERFIL - RICARDO PRADO
Ricardo Prado foi um fenômeno da natação brasileira. Nascido em Andradina (SP), em 3 de janeiro de 1965, começou na natação aos cinco anos e já aos 12 dava mostra de que seria um dos grandes nomes da historia do esporte brasileiro, com o título sul-americano dos 400 metros medley, em Lima, no Peru, em 1977.
O atleta viveu o auge de sua carreira na decada de 80. Participou dos Jogos Olímpicos de Moscou-80 com apenas 15 anos. Em 1982, no Campeonato Mundial, conquistou o ouro e o recorde mundial na prova dos 400 metros medley (4min19s78), em Guaiaquil, Equador. As conquistas se seguiram em 1983, com duas medalhas de bronze na Universíade, no Canadá, e duas medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-83.
No ano seguinte, nos Jogos Olimpicos de Los Angeles-84, foi medalha de prata nos 400m medley. Seu recorde sul-americano estabelecido naquela ocasião (4min18s55) só viria a ser superado no Troféu Brasil de 2004, por Thiago Pereira (4min17s62). Em 1985 foi campeão da Universíade, em Kobe, e do Pan-Pacífico, em Tóquio, ambos nos 400m medley. Doze anos durou sua marca continental dos 200m quatro estilos (2min06s23), quebrada apenas em 1999 pelo também brasileiro Leonardo Costa (2min05s68).
Ricardo Prado encerrou a carreira no fim dos anos 80. Formou-se em Economia, com mestrado pela Universidade Metodista de Dallas, e em Educação Fisica. Nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 atuou como Gerente de Políticas e Operações do Comitê Organizador (CO-RIO).
Assessoria de Imprensa do COB / Textual

Nenhum comentário:

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007