Redicecionamento

segunda-feira, 25 de junho de 2007

A EUROPA A SEUS PÉS!


POR CARLOS CARVALHO
FOTOS CRIS ROSADO
DE MILÃO, ITÁLIA

Recco, o Super Campeão

Com a vitória sobre o Jug Dubrovnik por 9x8, o Recco fecha a temporada com a Triplice Coroa - Campeão da Copa Itália, do Nacional Italiano e do Europeu. A tarde de sábado em Milão foi novamente especial, não só pelos dois grandes jogos que aconteceram, mas pela organização perfeita do evento, pela arbitragem dos quatro jogos - que, na minha opinião, foram impecáveis - pela presença de grandes técnicos como Rudic, Campagna, Malara, entre outros, pelos grandes jogadores que acompanharam os jogos - entre os famosos, Sapic, Gaby Hernandez, Silipo, novo técnico do Posilipo, entre outras estrelas - e pela bela participação das quatro torcidas, em especial as do Olympiakos e do Jug, que deram show a parte. Antes da grande final, um belo aperitivo; Partizan e Olympiakos, que, mesmo derrotados nas primeiras partidas, voltaram a piscina e realizaram um grande jogo, decidido somente na prorrogação, com a vantagem final para o Partizan.

Recco x Jug - A Final Duas grandes equipes, comandadas por dois grandes técnicos e impulsionadas por duas torcidas apaixonadas por seus clubes e por este esporte chamado WATER POLO. Tudo pronto; começa o jogo.

O Recco é uma equipe muito forte ofensivamente, mas tem uma deficiência - claro que esta se dá em relação ao nível da equipe, a marcação de centro. Basta olhar as finais do Italiano e agora os dois jogos do Final Four e ver a quantidade de jogadores expulsos, principalmente na marcação dos dois metros. A equipe marca pressão o tempo todo, quase não desce para zona, o que sobrecarrega demais o sistema defensivo. Ontem foram 15 graves contra, 14 homens a mais e um pênalti. Acontece que se a equipe sofre com faltas graves contra, o equilíbrio acontece com a excelente defesa a menos, além de contar com Tempesti, talvez o melhor goleiro da atualidade.
Já no ataque, principalmente com Calcaterra no centro, a equipe é muito forte, pois o mesmo além de ser muito resistente é muito técnico também. A presença do jogador facilita, e muito, os atacantes, pois permite que tenham possibilidades de finalizar de tras e marcar gols - como foi, ontem, o caso de Kasas, Vujasinovic e Felugo, que decidiu a partida.


O Jug é também uma grande equipe. Chegou a Milão para defender o título conquistado em casa, no ano passado, quando fez uma partida final igualmente sensacional contra o próprio Recco.
A equipe alternou a defesa durante todo o jogo - pressão, 2 e 3, 3 e 4 e, em algumas ocasiões fez M. Mas o forte da equipe é o jogo no centro. Muito pesado, levou a defesa do Recco a loucura, pendurando vários jogadores do adversário.


O jogo foi equilibrado durante todo o tempo. As equipes se alternavam no comando do placar. O segundo quarto terminou em 6x6, com o Recco tendo um baixo aproveitamento nos homens a mais - 25%. Enquanto o Jug teve 50% de aproveitamento.

No terceiro quarto com um gol de homem a mais de Midiciale, o Jug abriu vantagem. O Recco empatou com um lindo chute de Kasas. O Jug teve um homem a mais a favor e Tempesti operou um verdadeiro milagre, defendendo uma bola chutada do pau do gol. No contra-ataque a bola foi lançada para Sottani que seguiu até os dois metros adversário e virou a bola em um passe sensacional para Vujasinovic que, com um chute certeiro em cima da cabeça do goleiro, pôs o Recco em vantagem novamente. O terceiro quarto terminou em 8x7.

Deu-se início ao último quarto, a tensão aumentava dos dois lados, várias oportunidades de homens a mais foram desperdiçados. O Jug desperdiçou um pênalti com Boskovic, mas Fatovic empatou a partida em 8x8. Após a igualdade no placar, o Jug pressionou e desperdiçou várias oportunidades - ou melhor, Tempesti impediu por várias vezes que o Jug tivesse vantagem no jogo.

Faltava pouco para o fim do jogo e Felugo, como no dia anterior, acerta um belo chute dos 6m - a bola bate embaixo do travessão, na água e entra. Delírio nas arquibancadas. Vibração geral na torcida do Recco. E aqueles que pensavam que a torcida do Jug fosse parar de incentivar a equipe, se enganaram; aumentaram ainda mais os gritos de incentivo e o barulho era ensurdecedor.


O Jug foi a frente outra vez, forçou de todas as formas. O Recco se defendeu e uma bola passada ao centro foi recuperada pela equipe que, imediatamente, começou a prender a bola e administrar o tempo e a vantagem.

Em desespero, o Jug manda a equipe a frente, fica somente Calcaterra e o marcador croata, além de Kasas e um outro marcador. A bola é passada ao centro e o árbitro dá expulsão a favor do Recco. Delírio no banco, nas arquibancadas, basta segurar a bola nos 30s finais de partida e comemorar o título.

E foi o que aconteceu. Partida encerrada, Comissão técnica na água, baliza virada, jogadores em cima dela, torcida enlouquecida e um gesto inesquecível de esportividade: a torcida do Jug aplaude de pé a própria equipe e canta em sua homenagem. Depois aplaudem os vitoriosos. Imediatamente a torcida do Recco retribui o gesto aplaudindo a equipe derrotada e a torcida adversária. Foi como se um grande espetáculo tivesse terminado, com o reconhecimento do público para as performances impecáveis das estrelas da noite.

Premiação realizada e fim de festa, com direito a chuva de papel picado. E o encontro marcado para o ano que vem.

Bem galera, é isso ai. Terminou minha turnê de Pólo Aquático pela Europa. Já, já estou chegando, com muitas novidades para contar.

Cris e Carlinhos com o carioca/astraliano Pietro e o tricolor Sottani
Antes de terminar, gostaria de agradecer as pessoas que me ajudaram a viabilizar esta viagem, mas acima de tudo, agradecer de coração a receptividade que tive aqui na Europa, em especial a de três famílias. A Família Nico Lippolis, que me acolheu em Genova por 21 dias em casa. Muitíssimo obrigado de coração. A Família Perrone, que me recebeu em Barcelona - Kiko, Ana, Tomáz e Luiza, tenham certeza de que foram dias especiais para mim, os que passei com vocês, muito obrigado pelo carinho. E, por fim, a Família Sottani - Leo, Renata e Vitória, a amizade de vocês para mim é mais uma prova de que no esporte vencer é importante conquistar títulos também mas, na minha opinião, o que de melhor ganhamos do esporte, sem dúvida nenhuma, são as amizades puras e sinceras. Um grande beijo Leo!

É isso! Ao pessoal do Rio de Janeiro; estou com saudades de todos vocês!

Abs,
Carlinhos

2 comentários:

Hélcio Brasileiro disse...

daqui agradecemos seus textos e as fotos da cris. muito bom!

Anônimo disse...

Ola pessoal!
Vamos as legendas das fotos... que ficaram faltando!
Nesta materia:
1.Podium de muito peso: 1ºRECCO / 2ºJUG/ 3ºPARTIZAN
2.Time do Recco - todos caem juntos para o inicio do jogo
5. Super Torcidas organizadas - JUG, a direita, e RECCO, a esquerda. Exemplos de esportividade fora d'agua

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007