Redicecionamento

sábado, 26 de maio de 2007

SEMI-FINAL DO ITALIANO

POR CARLOS CARVALHO
FOTOS: CRIS ROSADO

DE BRESCIA, ITÁLIA

Foram 2h30m para ir e outras tantas para voltar de Brescia, mas valeu a pena. Um grande jogo de pólo aquático, não só pelos grandes jogadores que estavam na piscina, mas por tudo que envolve o esporte na Itália. Piscina lotada, torcidas organizadas, televisionamento, patrocinadores, estrutura perfeita de campo de jogo e, claro, os donos do espetáculo; os jogadores. Os dois times recheados de craques consagrados, como por exemplo: Vittorioso, Van der Mer, Roberto Calcaterra, Foresti, Binchi, Barac, Hinic e Rath, pelo Brescia. Enquanto do lado do Recco; Tempesti, Madaras, Kasas, Vujasinovic, Felugo, Angelini, Calcaterra e Sottani, entre outros.

Carlinhos (D) com o tricolor Sottani (C) e o carioca/australiano Pietro Figlioli (filho do ex-nadador brasileiro Silvio Fiolo)
O jogo em si: o Recco começou arrasador e colocou logo 5x2, sendo um dos gols do tricolor Sottani. Depois foi administrando a partida. No último quarto, empurrado por sua torcida, o Brescia chegou a estar perdendo por um gol, faltando 1m16s para acabar. Entao o Recco teve um pênalti a seu favor. O técnico do Brescia mandou que toda a equipe fosse para frente e armou um homem a mais, enquanto o cobrador ficou sozinho com o goleiro. Cobrou, bateu na trave, mas voltou na mão dele que, sozinho, converteu o gol que garantiu a vitória. Placar final: 13x11.
As duas equipes jogaram pressão o tempo todo - descendo para uma rápida flutuação pelo lado do posicionamento do centro. Nos homens a mais o Brescia trabalhava a bola com extrema velocidade, obrigando a defesa do Recco a deslocamentos constantes e dificultando muito a defesa deles. Já o Recco, com excelentes chutadores, se movimentava de forma mais cadenciada, colocando as bolas nas pontas - onde tinha de um lado Madaras e do outro Kasas ou Felugo -, o que abria a defesa adversária. Atrás, dois grandes chutadores: Vujasinovic e, quando não estava na ponta, Kasas - que aliás fez 5 dos 13 gols do Recco. Com isso a defesa abria e o pau do gol sobrava para finalizar. Aliás foi de homem a mais um dos gols mais bonitos do jogo. A bola estava na posição 3 com Angelini que passou para a posição 5 (pau do gol) para o Calcaterra que, quando todos pensavam que ele fosse chutar, passou para o outro pau do gol (posição 6) para o Felugo marcar. Muito bonito.
Bem vou ficando por aqui, amanhã cedo tenho um encontro marcado com um torneio infantil com 6 equipes na piscina do Recco. Eles jogarão em dois quartos de 7 minutos. A tarde assistirei a um jogo da segunda divisão. A partir de segunda-feira começo a acompanhar os treinos do Recco. Vou mandar fotos.


IMPORTANTE:
Movimentação no mercado italiano: Felipinho Perrone assinou com o Savona por 3 anos. Benedeck está voltando para o Recco, que ainda tenta trazer Udovicic (Posilipo). Sapic rescindiu contrato na Rússia e vai jogar no Cremona com Tony Azevedo. O Cremona deve levar também o Sottani. Especula-se por aqui que vários clubes da Itália estão fazendo de tudo para trazer o Molina para Itália.








8 comentários:

Emir disse...

Parabéns pela matéria. Já que estamos numa caminhada pelas mudanças do nosso pólo aquático, gostaria de sugerir ao técnico Carlinhos que, após sua volta desta maravilhosa viagem, programe uma palestra junto aos demais técnicos, atletas e com todo o pessoal que está envolvido nesta luta pela melhoria do pólo para passar todas estas novidades e para que possamos debater medidas para melhorar o pólo não só em nosso estado mas em todo o Brasil.
Forte abraço.
PS - Se todas as transferências citadas se concretizarem é melhor começarmos um movimento para que uma das TVs por assinatura consiga transmitir o próximo Campenato Italiano, nem que seja só o VT.

Sergio Moraes disse...

Boa idéia Emir. Eu adoraria ver o campeonato italiano todo sabado em casa.

Anônimo disse...

Adorei tambem sua ideia Emir, mais em parte. O Carlinhos deveria sim fazer palestras, para os jogadores e tecnicos, mas do seu clube, ja que o dinheiro investido foi 100% do Fluminense.
Acho q a CBDA deveria fazer investimentos como esse para todos os tecnicos, em especial ao Barbaro, ja que possue um waterpolo antigo e ultrapassado.
Ae sim, deveriam fazer palestras para todos os tecnicos e jogadores interessados, com o patrocinio da confederacao brasileira de desportos aquaticos.
Estou aberto para debates.

Anônimo disse...

Sinceramente senhor Marco Antonio não entendi seu comentário. sEI QUE O CARLINHOS TEM UM ESPÍRITO ELEVADO E NÃO SE RECUSARÁ A MINISTRAR PALESTRAS PARA OS TÉCNICOS E JOGADORES DE TODOS OS TIMES. ESPECIALMENTE QUANDO EXISTEM JOGADORES QUE UM DIA ESTAM NUM CLUBE OUTRO EM OUTRO. O FLUMINENSE COMO QUER O BEM DO ESPORTE NÃO TERÁ NENHUMA ATITUDE MESQUINHA PARA IMPEDIR TAIS PALESTRAS. É POR ESSAS MESQUINHARIAS DEFENDIDAS PELO SENHOR QUE INFELIZMENTE O PÓLO AQUÁTICO NAO CRESCE NO BRASIL.

Hélcio Brasileiro disse...

Carlinhos, continue por favor os relatos de sua viagem. Está muito legal.

Sobre a idéia do Emir, acredito que cada vez mais se caminhe nesse sentido das pessoas se unirem em torno do Polo Aquático, independente das entidades que nunca souberam como colocar a modalidade pra frente.

Espaços publicitários em TV a cabo são mais baratos do que se imagina. Não sei como funcionaria a geração desses jogos de lá nem a questão dos direitos, mas os espaços publicitários dentro do que já existe programado é bem barato em relação a outras mídias.

Esse é um caso a se pensar de forma concreta. Eu acredito que tenha uns contatos pelos canais de esporte, assim como muitos outros por aí devem ter. O legal seria conseguir mostrar viabilidade ao canal e a um possível patrocinador.

Nossos técnicos poderiam comentar e debater os jogos pelos blogs e teríamos uma grande clínica permanente pra todo Brasil.

Abs

Anônimo disse...

Aos amigos Luis Fernando e Marco Antonio, nao sei se os conheço, mas gostaria de pedir que nao se aprofundassem nesta discussao, especialmente porque ela envolve meu nome. No entanto, gostaria de dizer que eu, e a maioria dos tecnicos que conheço, jamais nos recusamos a falar de e sobre polo aquatico. Como profissional e amante do esporte, meus objetivos estao e sempre estiveram voltados para a melhoria da modalidade. E por isso, sempre estive a disposiçao para colaborar no que esta ao meu alcance. Um abraço a todos. Carlinhos

Emir disse...

Prezados amigos, não fiz minha sugestão para criar polêmicas. Fiz porque acho que é uma maneira de evoluirmos não só no esporte mas como uma comunidade que está querendo crescer e aparecer. Compartilhar o que aprendemos é uma maneira também de evoluirmos como seres humanos. Estou certo ou errado? Quanto ao prof Carlos Carvalho ministrar a palestra fica a seu critério, foi apenas uma sugestão e não uma imposição. Sobre a CBDA patrocinar este tipo de viagem, mais uma vez podemos ver que a entidade não está muito disposta a isso.
Tenham todos um bom dia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007