Redicecionamento

domingo, 13 de maio de 2007

ENTREVISTA COM O TÉCNICO DA ESPANHA


O treinador do FLU, Carlos Carvalho, conversou esta semana por e-mail com o técnico de pólo aquático do momento, Rafael Aguillar da Seleção da Espanha. No bate-papo, o comandante espanhol analisou o desempenho de seu grupo no último mundial.

CARLINHOS -> Antes de mais nada gostaríamos de lhe dar parabéns pela fantástica participação da Seleção Espanhola no Mundial 2007.
RAFAEL AGUILLAR ->
Gracias por tus felicitaciones.
Tradução: Obrigado por seus parabéns


CARLINHOS -> Em sua opinião o que levou a Espanha a ter atuações tão boas neste Mundial?
RAFAEL AGUILLAR ->
La calidad individual de cada jugador puesta al servicio del juego colectivo y un objetivo común de equipo. Este es el factor fundamental además de haber completado una buena preparación basada en los sistemas de juego que queríamos realizar durante el mundial, (hemos entrenado como queremos jugar).
Tradução: A qualidade individual de cada jogador à serviço do jogo coletivo e um objetivo comum da equipe. Esse é o fator fundamental, além de ter sido complementado com uma boa preparação baseada no sistema de jogo que queríamos realizar durante o mundial (temos treinado como queremos jogar).

CARLINHOS -> Sabemos que o campeonato Espanhol é forte, com excelentes jogadores, mas é certo dizer que existem campeonatos mais fortes, como o Italiano. Você acha que isso está fazendo a diferença a favor da Espanha? Ter os principais jogadores do país jogando em casa?
RAFAEL AGUILLAR ->
Creo que el campeonato en España es de un gran nivel y que tiene valores añadidos muy importantes para que los jóvenes jugadores puedan debutar en el circuito del alto rendimiento.Es cierto que la liga italiana tiene buenos jugadores extranjeros que aumentan el nivel del juego de los equipos y que les hace ser competitivos en las competiciones europeas de clubs a los 4 equipos punteros ,pero no debería de ser solo eso el único criterio para valorar un campeonato. Yo prefiero el español donde los jugadores mas importantes de los clubs son los que juegan en el equipo nacional y eso lleva a que tengan protagonismo cada semana y tomas de decisión bajo presión en cada juego, que les hace mejorar y crecer deportivamente.
Tradução: Acredito que o campeonato espanhol é de grande nível e que tem valores agregadores muito importantes para que os jovens jogadores possam estrear no circuito de alto rendimento. É certo que a Liga Italiana tem bons jogadores estrangeiros, que aumentam o nível de jogo das equipes e que os fazem competitivos nos campeonatos europeus de clubes entre as 4 equipes ponteiras, mas não deveria ser só isso o único critério para valorizar um campeonato. Eu prefiro o espanhol, onde os jogadores mais importantes dos clubes são os que jogam na equipe nacional e isso faz com que tenham protagonismo cada semana e tomem decisões sob pressão em cada jogo, que os faz melhorar e crescer desportivamente.

CARLINHOS -> Quais foram suas principais observações sobre este mundial? Houve alguma equipe que te surpreendeu positivamente e negativamente?
RAFAEL AGUILLAR ->
Sobre el escenario actual los equipos: se ha roto el sistema del ranking mundial. Después de unos cuantos años de supremacía apabullante de Serbia y Hungría hay dos equipos que presentan una alternativa,(Croacia y España) como aspirantes ha jugar las próximas medallas en los juegos olímpicos. Pero cerca de estos dos nuevos equipos hay una persecución de Italia,Grecia, Rusia para poder ampliar el numero de posibles aspirante a medalla y otro grupo Alemania, Rumania, Australia, Usa ( y en un futuro Montenegro)capaces de ganar a cualquier equipo de arriba pero que aun buscan la regularidad en su juego que les permita ser competitivos a lo largo de todo un campeonato. El resto de equipos tienen una oportunidad de mejora importante con el nuevo reglamento adaptándolo a las características principales de sus jugadores (Canadá, China lo están consiguiendo), puesto que además de tener buenos jugadores también es relevante y decisivo la estrategia del equipo para aprovechar las cualidades de sus jugadores.
Tradução: Sobre o cenário atual das equipe: Quebrou-se o sistema de ranking mundial. Depois de uns quatro anos de supremacia esmagadora de Servia e Hungria, existem hoje duas equipes que apresentam uma alternativa (Croácia e Espanha) como aspirantes em disputar as próximas medalhas nos jogo olímpicos. Mas perto dessas duas equipes existe uma perseguição de Itália, Grécia, Rússia para poder aumentar o número de possíveis aspirantes à medalha e outro grupo, com Alemanha, Romênia, Austrália, EUA (e no futuro Montenegro), capaz de ganhar de qualquer equipe acima, mas que isso buscam a regularidade em seu jogo que permite a eles serem competitivos ao longo de todo um campeonato. O resto das equipes têm uma oportunidade de melhora importante com o novo regulamento adaptando-o às características principais de seus jogadores (Canadá e China estão conseguindo), além de terem bons jogadores também é relevante e decisivo a estratégia de equipe para aproveitar as qualidades de seus jogadores.

Rafael orienta seus atletas em um tempo técnico no mundial. (De touca número 10 - Felipe Perrone)


CARLINHOS -> Alguma nova alteração tática? Enfim, o que achou deste Mundial.
RAFAEL AGUILLAR -> En el nivel táctico de este mundial han vuelto a avanzar los sistemas defensivos y de ataque: El año pasado con la entrada de las nuevas normas se jugo con mucha, mas espontaneidad en el ataque, este año se han fijado automatismos de juego muy cortos y veloces en las situaciones de estrategia al que muchas selecciones han recurrido para tener soluciones de ataque.Esto ha provocado que se reajusten los sistemas defensivos.
En el waterpolo actual se dan muchas alternativas de juego y también en los parciales de goles. Hay que acostumbrarse que en unos minutos malos puedes encajar un 3-0 y a continuación en unos minutos de buen juego puedes realizarlo tu a favor. Con los cual hay que pensar en un waterpolo en el que hay una fase inicial, otra de transcurso y una de final de partido en que la evolución del marcador tiene significados distintos a diferencia de unos años atrás donde la diferencia de 2 goles en contra podía ser definitiva ya en una primera fase del partido.
La gestión en el juego de todos los componentes del equipo: El alto nivel de exigencia actual obliga a la participación de todos los jugadores para permitir rendir eficazmente a los jugadores que con el descanso físico también pueden preparar nuevas consignas de juego a realizar.

Tradução: No nível tático desse mundial voltaram a avançar os sistemas defensivos e de ataque: No ano passado com a entrada das novas normas se jogou com muito mais espontaneidade no ataque, este ano se fixaram automatismos de jogo muito curtos e velozes nas situações de estratégia que muitas seleções recorreram para ter soluções de ataque. Isso provocou que se ajustassem os sistemas defensivos. No pólo aquático atual se dão muitas alternativas de jogo e também nas parciais de gols. Temos de nos acostumar que uns minutos ruins se pode encaixar um 3-0 e a continuação em uns bons minutos de jogo pode realizá-lo a seu favor. Com isso temos que pensar em um pólo aquático em que há uma fase inicial, outra de transcurso e uma de final de partida em que a evolução no marcador tem significados diferentes de uns anos atrás onde a diferença de dois gols contra podia ser definitiva já na primeira fase da partida.
A questão do jogo de todos os componentes da equipe: O alto nível de exigência atual obriga a participação de todos os jogadores para permitir render de maneira eficaz os jogadores que com o descanso físico também podem preparar novas situações de jogo para realizar.

CARLINHOS -> Finalmente, gostaria de saber a sua opinião sobre as últimas alterações da FINA nas regras. Em sua opinião elas foram benéficas ou não ao Pólo Aquático?
RAFAEL AGUILLAR -> Han sido beneficiosas para el waterpolo. Solo hay que fijarse en el polo de antes de los juegos de Atenas. Se han roto "clichés" y por lo tanto una nueva posibilidad de mejorar táctica, técnica y estratégicamente en el juego. Es un gran avance para nuestro deporte que los jugadores con condiciones para jugar con velocidad tengan la oportunidad de expresar su juego con unas normas que los equilibran a los jugadores de fuerza.
Tradução: Foram benéficas para o pólo aquático. Só temos que nos fixar no pólo antes dos jogos de Atenas. Foram quebrados "clichês" e, portanto, uma nova possibilidade de melhorar taticamente, tecnicamente e estrategicamente no jogo. É um grande avanço para nosso esporte que os jogadores com condições de jogar com velocidade tenham a oportunidade de expressar seu jogo com normas que os equilibram com jogadores de força.

CARLINHOS -> Obrigado, sucesso e saiba que nós brasileiros, em particular o pessoal do Fluminense, torce por vocês.
RAFAEL AGUILLAR ->
Gracias por tus felicitaciones
Tradução: Obrigado por seus parabéns.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ter este material e disponibilizar para os jovens aspirantes a jogadores, para os que já estão na área e para os que já são figurinhas importantes!
Todos ganham!
Carlinhos, vc é demais!
Blog, é daí para... sempre mais!
Interessante.
Cris

Anônimo disse...

não sei porque apagaram meu comentaria na ultima postageem ! impressionante,tem gente que nao admite um blog ser melhor que outrto !

abraços pedro !

Anônimo disse...

Do que será que o Pedro está falando? Um blog melhor do que o outro? Alô gente vamos nos a ter no que realmente interessa. Claudio

Luiza Moraes disse...

Pedro,
não entendi seu comentário. Só deleto comentários anônimos. Você esqueceu de assinar algum??? Quanto a esse de agora. Não entendi a pergunta?
Luiza

Sergio Moraes disse...

Ótima entrevista!!!

abs

Sérgio Moraes

Anônimo disse...

Vcs estão arrebentando nesse blog.

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007