Redicecionamento

quarta-feira, 2 de maio de 2007

DESABAFO

Luisinho, goleiro do FLU até 1995 abraça o nosso goleirão Marcelinho

Por Luis Ricardo da Silva (Luisinho)*

Com 40 anos de Water Polo e uma razoável bagagem de jogos e títulos, me sinto à vontade para, pela primeira vez, expor por escrito a minha tristeza e decepção com o atual momento do nosso esporte no Brasil.

A falta de mídia e de público tem sido uma constante em nosso esporte ao longo dos anos. Vez por outra, nosso WP consegue um espaço nos principais meios de comunicação, seja por um bem organizado pré-olímpico, seja pelo esforço individual de alguns clubes. Nesse último, sem demérito aos demais clubes, incluo o Fluminense, que ano passado importou alguns dos principais nomes do WP Mundial da atualidade e, mais recentemente, conseguiu um espaço para divulgar o projeto do Water Polo Família.

Com a proximidade do PAN 2007, entendi que a recém encerrada Taça Brasil seria um bom momento para a CBDA divulgar nosso esporte na mídia. Afinal de contas, outros esportes, como o Remo, por exemplo, estão realizando competições ditas preparatórias para o PAN e, com base nisso, estão conseguindo o justo espaço que lhes é merecido.


P
ara surpresa minha e de várias pessoas ligadas ao nosso esporte, NADA foi anunciado na mídia em relação à Copa Brasil. Fiquei sem entender nada. Afinal esse poderia ser o momento para atrairmos pessoas não ligadas diretamente ao nosso esporte (quero dizer pais, esposas, namoradas, etc.).

Na verdade, fiquei sem entender até o momento em que cheguei para a 2a rodada na 6a feira à noite. Ao subir para a arquibancada do Júlio Delamare o que encontrei foi um lamaçal, goteiras em vários pontos e o pequeno público ali presente sofrendo para ver os jogos.

Nesse momento entendi que a falta de mídia só tinha um motivo: vergonha (ou falta de) por parte da CBDA. Vergonha, em mostrar o total descaso com que nosso esporte, às vésperas de um PAN, é tratado pelo órgão máximo do esporte aquático.

Descaso com o público, pequeno, mas sempre fiel. Pequeno, mas que ao longo dos anos tem sido o único a prestigiar o nosso WP.

Vergonha em ver que enquanto nosso público ficava sentado na lama, nossos dirigentes, em sua maioria profissional do esporte, estavam sentados ao abrigo da chuva e longe da poeira.

Vergonha em ver um campeonato ser realizado em meio a um canteiro de obras preparatórias para o Troféu Brasil de Natação. Pergunto: a CBDA teria coragem de realizar um Campeonato de Natação naquelas condições? Duvido.

Se o Júlio Delamare estava em obras, por que não realizar a Copa Brasil na piscina de um dos clubes filiados ou mesmo na Escola Naval? O presidente da CBDA tem portas abertas junto a todos os clubes do Rio e, dificilmente, um pedido direto seu seria negado por algum presidente de clube.

Os erros da CBDA acabaram por nos obrigar a aprender como fazer. Sites e torneios começam a se espalhar pelo Brasil, independentes de qualquer ação ou apoio por parte da CBDA.

Há alguns anos tínhamos uma divisão especial no Rio -com oito clubes- com campeonatos realizados sem nenhuma participação da CBDA. O Nordeste vem realizando, de forma independente, vários torneios, inclusive com participação de equipes do Rio e SP.

Citei no início de meu comentário, a excelente organização do pré-olímpico. Isso prova que quando quer, a CBDA sabe fazer.
Fico por aqui, envergonhado pelo descaso com que nosso esporte foi tratado nesse final de semana.

*Luisinho é ex-atleta do Fluminense e da Seleção Brasileira e Grande Benemérito do Clube.


7 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS LUIS, PELO SEU DESABAFO SINCERO.O QUE NÓS PRECISAMOS É DEIXAR A OMISSÃO DE LADO E PARTIR PARA O CONFRONTO.

Anônimo disse...

Luis, vc disse o que eu gostaria de ter dito, vc tem razão em tudo que escreveu...a CBDA (Cabral) está muito ocupada com a organização do Pan, só tem tempo para aparecer, (Coaracy e Cabral), para criticar os atletas...afinal de contas essa é a especialidade da dupla...Quito!!!

Anônimo disse...

Voces poderiam explicar melhor o que o Coracy implicou com a comemoração do título do Flu?
O que houve? eu não vi nada de mais?
Só alegria e satisfação com o resultado obtido: Grande Equipe Campeã.
No aguardo

Anônimo disse...

Prezado Luis Fernando, o que aconteceu na comemoração do título foi um mal entendido. O presidente da confederação insuflado por pessoas que se escondem atrás dele, foi informado que a baliza tinha sido quebrada, e que aquele tipo de comemoração não era a mais adequada para o pólo aquático. Depois, ele próprio constatou que as duas coisas não eram verdadeiras,a baliza estava quebrada e a comemoração da equipe do Flu é praxe e realizada em todo o mundo do pólo aquático. Mas o importante mesmo é que o Flu foi CAMPEÃO e todos estão felizes, e continuam comemorando.
Ricardo

Anônimo disse...

Uma pequena correção no texto acima: Depois, ele próprio constatou que as duas coisas não eram verdadeiras,a baliza NÃO estava quebrada e a comemoração da equipe do Flu é praxe e realizada em todo o mundo do pólo aquático.

Emir disse...

Parabéns pelo desabafo. Mas só ele não adianta. Conclamo a todos começarmos um movimento pró-pólo. Como sugestão, que tal programarmos um encontro, simpósio, sei lá que nome dar e começarmos a discutir seriamente o nosso esporte.

Anônimo disse...

Emir,concordo com você, sua idéia é muito boa. Já está mais do que na hora de todos os envolvidos com o pólo aquático sentarem para conversar. Sem brigas, bairrismo ou clubismo somente pólo aquático.
Ricardo

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE PENTA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE BI CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2010

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO SUB21

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009

FLUMINENSE TETRA CAMPEÃO TROFÉU BRASIL 2009
Gustavo / Sottani / Cesar / Kiko / Quito / Beto / Shalom / Cubano / Jonas / Bernardo / Gabriel / Vujasinovic / Betinho / Heitor / Thye - Técnico: Carlos Carvalho / Assist: George Chaia

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO JÚNIOR 2009

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL SUB-21 / 2008
Participaram da campanha: Thyê, Tomás, Yuri, Cubano, Bernardo, Caio, Rodrigo, Secco, Bernardo Reis, Eric, João, Betinho, Renan, Pedro "Skol", Chico Eiras e Tiririca. Técnico Carlos Carvalho e auxiliar Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL 2008
Heróis da conquista: Álvaro, Lucas, Bruno, João, Matheus S., Vítor, Guilherme, Matheus, Haroldo e Guilherme. Técnico Quito

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL 2008
Participaram da Campanha os seguintes atletas: Luan, Tarzan, Yuri, Gaspar, Lucas, Pão, Renan, Guilharme, Chico, Eric, Skol, Gabriel, Alvaro, Bruno, Felipe. Técnico Silvio Telles

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO
2006-2007-2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO<br>2006-2007-2008
Heróis da 31ª conquista:Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio, Nicolas, Guigo, Alfredo e Thyê. Técnico Carlos Carvalho

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008

FLUMINENSE TRI-CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL 2008
Heróis da conquista: Marcelinho, Vicente Henriques, Cesinha, Chaia, Quito, Beto Seabra, Shalom, Cubano, Braguinha, Gabriel, Mineiro, Betinho, Caio. Técnico Carlos Carvalho e assistente Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL/CORREIOS 2007
Nossos Heróis: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO 2007
Heróis da 30ª conquista: Marcelinho, Paulinho Lacativa, Cesinha, Rick, Mineiro, Beto Seabra, Shalom, Brett, Caio, Rafael Murad, Nicolas, Betinho, Chaia, Thye Mattos, Alfredo soares, Rodrigo Braga, Renan Luna e Gabriel Secco.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007

FLUMINENSE CAMPEÃO DA III TAÇA BRASIL 2007
Participaram da competição: Marcelinho, Mineiro, Murad, Cesinha, Caio, Shalom, Quito, Beto Seabra, Betinho, Nicolas, Renan, Gabriel Secco, Rodrigo "Guigo", Rodrigo Alves, Chaia, Liliu, Alfredo e Paulinho Lacativa

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA BRASIL JÚNIOR 2006
Esq para direita: Nicolas, Carlinhos, Bruno, Elcio, Iargo, Daniel, Alfredo, Rodrigo, Tomás, Caio, Renan, Thyê, João, Betinho, Liliu e o técnico Silvio Telles

FLUMINENSE CAMPEÃO
II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006

FLUMINENSE CAMPEÃO<br>II FESTIVAL ESTADUAL INFANTIL 2006
Esq. para dir.: Natália, Amanda, Luca, Felipe, Gabriel, Luiza Moraes, Rafael "pão de queijo", Pedro "skol", Eric, Chico, Debise, Daniel "gaspar" e o técnico André "Quito" Raposo

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO DO TROFÉU JOÃO HAVELANGE 2003

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978
Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas

FLUMINENSE CAMPEÃO ESTADUAL 1978<br>Esta equipe foi CAMPEÃ seis vezes seguidas
Os campeões: Da esquerda para a direita: Perrone, Aluizio, George, Álvaro e o tecnico Claudino: agachados: Jair, Eduardo, Luiz Ricardo e Schimidt.

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 1968

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

FLUMINENSE BI-CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO 1953/1954

ÍDOLOS DO WATER POLO HOMENAGEADOS NO FLU
06Out2007