Depois de algumas polêmicas na imprensa, a Comissão de Candidatura Rio 2016 soltou essa nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
· O Parque Aquático Maria Lenk é um importante legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e supre uma antiga necessidade do Brasil de oferecer uma instalação esportiva de nível olímpico para os Desportos Aquáticos.
· Por ser uma construção de reconhecida qualidade técnica, o Maria Lenk destaca-se no conjunto de instalações que integram o projeto de candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
· De acordo com decisão da Comissão de Candidatura do Rio 2016 – da qual fazem parte os três níveis de governo –, já aprovada pela Federação Internacional de Natação (FINA), as piscinas do Maria Lenk serão usadas para realizar as competições olímpicas de saltos ornamentais e pólo aquático. A atual capacidade do Parque Aquático, de 6.500 lugares, atende todas as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da FINA para estas modalidades.
· Para as provas de natação, o projeto Rio 2016 optou pelo uso de instalação temporária. Após os Jogos de 2016, as arquibancadas dessa instalação serão desmontadas e a piscina será incorporada ao Centro Olímpico de Treinamento, do qual farão parte também o próprio Parque Aquático Maria Lenk e o Velódromo.
· A Federação Internacional de Natação exige que, em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais, sejam utilizadas duas instalações diferentes para as competições de seus esportes.
· A opção de levar as competições de natação para o Centro Olímpico de Treinamento, com uso de instalação temporária de arquibancadas, em vez de aumentar a capacidade de público do Maria Lenk, tem como objetivo a redução de custos e a sustentabilidade do próprio Parque Aquático, que é hoje perfeitamente apropriado para competições nacionais e internacionais da modalidade.
· Por determinação do Comitê Olímpico Internacional, a Comissão de Candidatura do Rio de Janeiro, assim como das outras cidades concorrentes, somente poderá divulgar o conteúdo do Dossiê de Candidatura após sua entrega ao COI, em 12 de fevereiro de 2009.
Comissão de Candidatura Rio 2016
Um comentário:
Porque o COB não tem, ou não teve, esta preocupação em relação ao Ginásio que fica a 10m da piscina? Lá após o PAN nunca mais teve nenhuma atividade esportiva. Uma empresa privada ganha muito dinheiro as custas de algo que foi construido com dinheiro público. Ou será que o COB só pegou o Maria Lenk porque o Fluminense demonstrou interesse nele? O COB está tão preocupado com o Maria Lenk que não soube nem preparar o Projeto de Incentivo Fiscal. Teve o mesmo vetado
Postar um comentário